quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Mídias e Escolas Integradas











O Projeto foi desenvolvido em 2006 pelas professoras Liana do Rosário de Moura e Karen Christina Pinheiro Santos nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Laboratório Presidente Kennedy. O objetivo geral do Projeto visou integrar pedagogicamente as diversas mídias existentes nas escolas buscando: Desenvolver ações pedagógicas de integração e interação midiáticas que venham favorecer novas experiências de inclusão de recursos digitais na prática pedagógica dos professores; Ampliar os espaços de construção coletiva do conhecimento dos alunos, utilizando-se de recursos tecnológicos que favoreçam a pesquisa, interação e produção de materiais em ambientes virtuais; Avaliar a repercussão das interações intra e inter escolares na prática pedagógica dos professores envolvidos no projeto. Em atendimento aos objetivos propostos foram desenvolvidas ações utilizando recursos assíncronos de comunicação e publicação do yahoogrupos, bem como outros recursos de comunicação síncronos por meio de Messenger, este último entre professores das duas escolas. Os materiais produzidos pelos alunos e professores, planejamento, produção de textos, desenhos e fotos, foram publicados no yahoogrupos. Essas ações tiveram como objetivos específicos: Integrar o uso das mídias em atividades curriculares das escolas; Socializar saberes intra e inter escolares em ambientes síncronos a assíncronos entre alunos e professores; Verificar a repercussão das interações intra e inter escolares na prática pedagógica dos professores e Desenvolver ações coletivas que propiciem reflexões sobre prática pedagógica dos professores. Embora tenha sido divulgado em todos turnos de funcionamento das escolas apenas os alunos e professores, das 2ª e 4ª séries, e equipe técnico-pedagógica do Ensino Fundamental das Escolas Laboratório do turno foram envolvidos no Projeto, visto que o horário coincidente de funcionamento do ensino fundamental era o matutino. Como o projeto era experimental restringimos o números de salas participantes de cada escola. Inicialmente foi realizada uma reunião presencial entre equipes das duas escolas, e a partir desse planejamento fomos envolvendo os professores das escolas por meio de capacitações e atualizações de uso dos recursos dos ambientes virtuais. No processo de execução do projeto fomos incluindo outras mídias, TV e Vídeo, no planejamento dos professores. Os temas de trabalho eram definidos bimestralmente entre os professores das duas escolas. Nesse Projeto contamos com a parceria da UnP. Os alunos do Curso de Pedagogia desenvolveram ações integradas à disciplina Tecnologia Aplicada à Educação e ao Projeto de Extensão Dinamizando Saberes.

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