quarta-feira, 6 de junho de 2012

PESQUISA: "PEDAGOGIA EM CURSO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MERCADO DE TRABALHO"


A pesquisa foi realizada em 2005 com os alunos egressos do Curso de Pedagogia da UnP. Participaram da pesquisa 71 alunos, 10% de alunos egressos do Curso. Teve como objetivo analisar a contribuição do curso de Pedagogia da UnP na capacitação, inserção e ascensão dos seus egressos no mercado de trabalho, com a finalidade de adequar o Curso a novos perfis educacionais. O formulário de pesquisa foi aplicado em vários municípios do Rio Grande do Norte, residencias dos egressos. O resultado da pesquisa foi apresentado no VII Congresso Científico da UnP pela coordenadora da pesquisa Profª Liana do Rosário de Moura, profª colaboradora Carla Genuncio e aluna bolsista Mariana Praxedes.
Entre os dados levantados foram identificados números insignificantes de egressos desempregados. Quase o mesmo percentual da época que ainda eram alunos. No entanto, entre os empregados, identificamos uma concentração maior na rede pública. A grande maioria já era oriunda da rede pública antes da formação em Pedagogia. A diferença é que alguns desses empregados obtiveram ascensão salarial em razão da formação em nível superior. Os constantes concursos realizados nos últimos anos contribuíram também para oportunizar a inserção de professores com nível superior, em razão da exigência da lei 9.394/96, que determina a contratação de apenas docentes graduados em licenciatura. Identificamos um percentual significativo de 72% dos egressos ainda com a graduação. Apenas 20% dos entrevistos já cursaram a pós-graduação e 8% estão em fase de conclusão. Vemos nesses dados uma demanda reprimida de profissionais interessados e carentes de atualização e capacitação em nível horizontal e vertical. Vale esclarecer que 59% dos entrevistados residem no interior e que a grande maioria se concentra em municípios próximos da capital, São José do Mipibu, Nízia Floresta, Extremoz, Parnamirim. O estudo revela a existência de um enorme espaço de atuação da UnP no sentido do proporcionar programas semelhantes ao PEFD para os professores interessados em fazer a pós-graduação. Essa política de formação continuada para os egressos representa um diferencial significativo em relação às políticas de outras instituições locais. Inclui-se nessa política cursos, seminários, jornadas, congressos etc, envolvendo não só alunos do curso, mas também egressos da Instituição, na condição de participantes e/ou protagonistas dos eventos promovidos. Com essas ações, em consonância com a nova LDB e com o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia, espera-se que o profissional egresso dê continuidade a sua formação humanista, critica, contextualizada com as questões regionais e com a contemporaneidade, numa perspectiva de formação para a construção e exercício pleno da cidadania, relacionando práticas pedagógicas às possibilidades diferenciadas de aprendizagens, ampliando a área de atuação profissional para além dos muros da escola. Em suas múltiplas funções, o pedagogo, integrado à sociedade pedagógica, tem que entender que, assim como o conhecimento, o seu papel social está em constante mutação. O pedagogo (escolar ou não), deva ser especializado em estudos e ações relacionados com ciências pedagógicas, pesquisa pedagógica e problemática educativa, abordando o fenômeno educativo em sua multidimensionalidade (Libâneo, 2004) . Compreendemos que a formação docente requer a mobilização dos saberes teóricos e práticos que propicie o desenvolvimento de investigação da própria ação docente, e, a partir dela, novos saberes, num processo contínuo. Assim, frente à mutação de função social do pedagogo, o curso deve estar atento para o contexto social atual, de modo a favorecer um conhecimento e uma formação interdisciplinar. A proposta atual do Curso tem apresentado estratégias de envolvimento junto aos seus alunos, promovendo tanto pesquisa e extensão, como atividades complementares que envolvem palestras, cinema, teatro, exposições e outras atividades que propiciem a produção de conhecimento, como apresentação de trabalhos em jornadas e congressos. No entanto, percebe-se a presença tímida dos egressos do Curso nos eventos relacionados. Todas essas atividades poderiam contemplar tanto os alunos do Curso como os egressos, oportunizando a formação continuada desses profissionais em nível horizontal, por meio de eventos, bem como em nível vertical através de Cursos de especialização ou mestrado que venham contemplar as áreas de interesse explicitadas pelos egressos, Psicopedagogia e Gestão Educacional.

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